
Estratégia
Escrito por:
Marcio Ulpiano
13 de fev. de 2025
Se você está acompanhando os desafios econômicos de 2025, provavelmente já revisou seu orçamento umas cinco vezes. E olha que ainda estamos no início de fevereiro
Muito se fala sobre otimizar resultados por meio de ações táticas pontuais, mas pouco se discute sobre otimizar de forma sustentável e progressiva.
Na nossa consultoria para otimização de estratégias de marketing em redes sociais, sempre trazemos reflexões sobre o que não fazer — e que mudam completamente o jogo. Com o tempo, assim como um psicólogo, conseguimos identificar padrões invisíveis que impactam drasticamente a eficiência da operação.
Aqui trago 4 reflexões:
1. Qual é o objetivo de negócio por trás do seu conteúdo?
Criar conteúdo sem uma estratégia bem definida é um desperdício. Produzir custa dinheiro e, sem um direcionamento claro, sua empresa pode estar gastando como um carro de corrida que só sai para ir à padaria.

Como reduzir custos operacionais na produção de conteúdo?
Distribua seu planejamento de conteúdo fazendo um DE - PARA com as etapas da jornada do consumidor. Em outras palavras, entenda claramente a intenção por trás de cada conteúdo:
Posicionamento de marca
Formação de autoridade e valor percebido
Conversão
Fidelização
Depois, cruze isso com os interesses reais do negócio e questione: estamos focando nossos esforços nos pontos certos? O que a empresa mais precisa neste momento?
2. Seu investimento em mídia está distribuído corretamente?

Investir em mídia sem um objetivo estratégico é jogar dinheiro fora. Não basta otimizar para os KPIs das plataformas, é essencial alinhar os investimentos às necessidades reais do negócio.
Se sua meta é ganhar mercado e fortalecer o posicionamento da marca, mas a maior parte da verba está sendo usada para gerar engajamento, algo está errado. Muitas empresas priorizam métricas secundárias apenas para atender expectativas internas, sem avançar na estratégia.
Como aumentar o ROAS da mídia e o ROI para o negócio?
Assim como no planejamento de conteúdo, a distribuição da verba deve ser orientada à jornada do consumidor e às prioridades da empresa, não apenas às métricas de comunicação.
Direcionamento estratégico para mídia:
Se precisa de posicionamento: foque em alcance.
Se precisa melhorar a percepção de valor da marca: foque em conversões para conteúdos mais profundos (ex: cliques para site, blog, webinars etc.).
Se precisa aumentar a intenção de compra: foque em conversões diretas, mas com argumentos que justifiquem sua oferta como a melhor escolha.
Se precisa garantir sustentabilidade de negócio: invista em engajamento.
Todos esses objetivos atendem a uma necessidade de negócio. Não faz sentido focar apenas em engajamento se a dor da empresa é ganhar mercado e se posicionar melhor.
3. Seu time trabalha de forma integrada com outras equipes?

Se os times estão correndo em direções opostas, é hora de alinhá-los antes que seja tarde demais.
Cada equipe precisa entender que faz parte de um todo e que sua atuação influencia na próxima etapa. Em 90% dos casos, as equipes de conteúdo não têm ideia de como contribuem (ou não) para a performance de vendas. Sabem dizer qual post teve mais engajamento, mas não conseguem responder: como isso ajudou no resultado final?
Já ouvi muitas vezes:
"Nosso foco aqui é só branding. Performance e vendas são com outro time!"
Como estimular a integração entre equipes?
Mesmo que você seja responsável apenas por branding, precisa entender os desafios e necessidades das demais áreas. Ao analisar seus resultados, saia da sua bolha e se pergunte:
Isso realmente ajudou no próximo passo da jornada?
Lembre-se: seu trabalho é parte de um todo.
4. Suas reuniões de discussão de resultados são baseadas em dores do negócio ou apenas em KPIs de comunicação?

Saber o que medir é tão importante quanto saber para onde ir.
Indicadores como CPM e engajamento são úteis, mas você consegue mostrar que suas ações estão gerando impacto real para o negócio?
Comece avaliando pela ótica da jornada “visão macro” e descubra o resultado de cada uma das etapas.
Após descobrir qual é a etapa que merece mais atenção, procure identificar todas as ações que fazem parte dessa etapa (campanhas, conteúdos, ações etc.).
Com a identificação das ações, avalie os resultados de cada uma delas e descubra quais delas contribuíram efetivamente com os resultados (positivos ou negativos).
Priorize o que deu certo e repense o que não funcionou.
Conclusão
Otimizar táticas, testar hipóteses e explorar novos canais são ações importantes. Mas sem essa base estratégica, você só estará fazendo pequenos ajustes.
Ações táticas podem até corrigir a rota no curto prazo, mas não garantirá crescimento sustentável a médio e longo prazo.
Lembre-se: otimizar não é apenas reduzir custos, mas gerar mais resultados com os mesmos recursos!

Agora vamos colocar em prática. Nosso time pode te ajudar com uma análise personalizada para o seu negócio. Clique aqui e fale com a gente.
Compartilhe:
2025 | Focusnetworks