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Marketing
Escrito por:
Marcio Ulpiano
29 de jan. de 2025
Quando você recebe um relatório cheio de gráficos, tabelas e números. Tudo muito técnico, muito completo… mas no final surge aquela dúvida inevitável: "Tá, mas o que isso significa para a empresa?"
Se já passou por isso, sabe como é frustrante tentar extrair sentido de um monte de dados soltos.
Agora, pense em dois cenários:
Relatórios que contam histórias (ou não)
Cenário 1
Você recebe um relatório cheio de números, mas sem contexto ou explicação.
Pergunta: O que você entende?
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Resposta: Provavelmente, nada claro. Mas calma, a culpa não é sua!
Cenário 2
Agora, o relatório apresenta os mesmos dados, mas com insights claros, uma narrativa estruturada e as decisões sugeridas embasadas nos números.
Pergunta: O que você entende?
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Ok, mas como transformar dados em histórias?
O segredo está em fazer as perguntas certas.
Qual pergunta você gostaria que respondessem?
Dados soltos podem até impressionar, mas sem um objetivo claro, não geram impacto. Em vez de apenas saber que os cliques no site aumentaram, pergunte: como esse aumento impactou as conversões? Ou ele atingiu o público certo?
Quais dados sustentam a história?
Foque apenas nos números que ajudam a construir uma narrativa lógica. Você não precisa ver todos os dados. Menos é mais. Uma única métrica bem explicada pode ser muito mais poderosa do que um relatório cheio de números sem conexão.
Qual aprendizado você quer destacar?
A história não está completa sem o famoso "E daí?". Questione o que pode ser ajustado, replicado ou escalado com base nos resultados apresentados.
Exemplo prático: "Identificamos que pequenos negócios respondem melhor a campanhas que destacam know-how. Vamos redirecionar o budget para maximizar esses resultados."
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Agora, aplicando isso ao marketing digital…
Cenário 1
"O relatório mostra que este mês criamos cinco posts para o blog. O melhor teve 10% de engajamento. Também obtivemos 5.000 cliques de conversão com um CPL de R$ 0,05."
Seu pensamento deveria ser: "Tá, mas e daí?"
Cenário 2
"Com base na análise dos dados, identificamos que posts que destacam cases práticos geram mais engajamento. Usando esse aprendizado, criamos uma campanha para pequenas empresas, resultando em um aumento de 10% nas conversões e 5.000 cliques com excelente custo-benefício. Vamos priorizar esse formato em futuras estratégias, maximizando resultados e reduzindo custos."
Seu pensamento deveria ser: "Ótimo, aprovado!"
A moral da história
Da próxima vez que receber um relatório ou uma apresentação, lembre-se: não se trata apenas de receber números, mas de receber uma história que faça sentido para você e sua estratégia.
Então, fica a reflexão: será que estamos sabendo pedir uma boa história para nossos parceiros? E mais importante… será que eu sei escrever uma boa história?
Uma forma eficaz de construir essas histórias dentro do marketing é compreender e aplicar a metodologia Unbound Marketing, que não apenas ajuda a estruturar narrativas, mas também a gerar insights e aprendizados ao longo da jornada do consumidor.
Se acha que posso contribuir para estruturar e contar histórias que engajem e gerem valor para sua estratégia de marketing em redes sociais, comente aqui no artigo ou nos chame no privado. Teremos o maior prazer em compartilhar uma boa referência com você.
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